Rolo de Liberação Miofascial. Por que você deveria incluir nos seus treinos?

 Rolo de Liberação Miofascial. Por que você deveria incluir nos seus treinos?

Se você treina mais de uma hora ou treina de forma muito intensa, você precisa conhecer a liberação miofascial ou também conhecida como auto-massagem com rolo de espuma.

É uma das variadas técnicas do universo da massagem sobre pontos de gatilhos, com efeito agudo (imediato) para diminuição da fricção entre a fáscia (tecido fibroso que reveste o músculo) e o músculo.

Na prática, após fazer a liberação miofascial, a sensação é de musculatura pronta para outra sessão de treino tão intensa ou longa quanto a anterior.

Dica de amigo: Se você nunca fez, não faça. Primeiro pela dor aguda quando você encontra o(s) ponto(s) de gatilho (vulgo caroço na musculatura) e segundo que depois dos benefícios e efeitos você não consegue ficar sem fazer. É como andar na bicicleta “top de linha” do amigo, você vai querer também. Ao menos nesse caso, é barato.

Nesse vídeo abaixo, ensino alguns exercícios práticos para soltura dos principais músculos e converso com você sobre os benefícios, revisão técnicas do assunto e mais.

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Se quiser ir para um vídeo com menos conceitual e mais prático veja o vídeo Rolo de Liberação Miofascial (Prático e Rápido).

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Referências Bibliográficas:
Comparação entre liberação miofascial e alongamento na flexibilidade em adultos, LINS, Alan Gabriel Torres, BARROS, Tarcísio Lima de ALVES, Jefferson Pinheiro, FARAH, Breno Quintella, 2017.

Efeito da liberação miofascial na flexibilidade de quadril em indivíduos praticantes de atividade física, Francisco Iran da Silva Junior, Messias Bezerra de Oliveira, Kaio Breno Belizario de Oliveira, Rubens Vinícius Letieri, 2016.

Influência da auto-liberação miofascial na performance: Revisão de Literatura. Diego da Silva Carneiro, 2019.

Roller-Massager Application to the Quadriceps and Knee-Joint Range of Motion and Neuromuscular Efficiency During a Lunge, BRADBURY-SQUIRES, 2015.

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