Provas

Desafio das Serras 2017 – Serra da Mantiqueira

DESAFIO DAS SERRAS 2017 – ORGANIZAÇÃO e RECEPÇÃO DA PROVA
A prova de estágios do Desafio das Serras 2017 da Adventure Camp, com distâncias de 20/20k + 2000m e 45/45k +3000m foi formidável! Estavamos conversando entre amigos que no ato da inscrição o valor impressiona, mas ao decorrer da prova vem a percepção que o valor está justo ou até em conta. Nas semanas próximas ao evento já recebemos um e-mail informativo com dados importante a serem lembrados como formulário médico, termos de responsabilidade e o atestado médico. Isso mesmo, foi exigido atestado pra poder participar dessa prova, o que trás muita segurança aos atletas e pra organização. Na sexta-feira a recepção do evento no charmoso centro da cidade de São Francisco Xavier começou tímida com a foto oficial, entrega da ação social, checagem dos equipamentos obrigatórios e retirada do excelente kit personalizado da prova, com revista, granola, squezze, caneca, viseira, camiseta de prova e agasalho moletom ambos da Columbia®, e ao logo da noite foi bombando.

PRIMEIRO DIA DE PROVA
Sabadão, tudo estava pronto pra largada. Thiago e eu, equipe Teiu Aventura, largamos na frente numa saída muito forte que sustentamos por apenas 1,5km na liderança, quando uns 3 a 4 solos e três duplas nos passaram progressivamente. Nossa estratégia era largar forte pra não pegar o single track da subida tumultuado, e o pegamos Desafio das Serra 2017 - Serra da Mantiqueirapraticamente vazio. Foi uma subida bem técnica, recompensada com paisagens estonteantes principalmente no mirante e no Pico do Selado. Depois do 22º km da prova, seguimos a segunda metade da prova por um estradão com alguns topzinhos e com muito sol na cabeça. Por volta do km 36km, avistamos dois solos, e 1(um) dupla masculina, a equipe Familia Trail P4. Apertamos ainda mais o ritmo e fomos pro tudo ou nada, passamos os dois solos e atacamos a dupla. Ficamos correndo uns 2 a 3km na frente num ritmo forte e eles na nossa cola e com a respiração ofegante por um dos atletas, então pensei em sustentar mais um pouco naquele ritmo (entre 12 a 13km/h) pra tentar quebrar o oponente. Mas o plano não funcionou como planejado, não suportei o ritmo e deixei a dupla de Passa Quatro passar, e como tínhamos mais uns 7 a 8km e ainda 45km pro dia seguinte, Thiago e eu resolvemos administrar e ir num ritmo moderado, inclusive com algumas caminhadas em algumas subidas que certamente correríamos se não fosse uma prova de estágios. Completamos o primeiro dia, em 4º lugar nas duplas masculinas e acredito que em 7º ou 8º no geral.

RECUPERAÇÃO E ACAMPAMENTOfisionoesporte Desafio das Serra 2017 - Serra da Mantiqueira
Assim que chegamos nos hidratamos, e colocamos nossos nomes na lista pra massagem com a equipe da FisionoEsporte, que foi contratada pela organização pra atender a todos os atletas que desejassem massagem. Em seguida fomos pra piscina de gelo da própria FisionoEsporte, mas logo nos disseram que havia uma espécie de caixa d’água com água direta da serra e muito, mas MUITO gelada e fomos conferir!! NOSSA que água gelada, tivemos que ter muita concentração pra continuar na água por pelo menos uns 10 minutos pra auxiliar na recuperação muscular.
Desafio das Serra 2017 - Serra da MantiqueiraDepois do banho e da massagem, fomos “jantar” às 17h da tarde, e foi espetacular a estrutura montada pela Adventure Camp pro Desafio das serras no sítio base do evento. Além da boa sinalização ao longo do percurso, a estrutura de refeições não deixava a desejar! Várias mesas e cadeiras com lençol de mesa, churrasco com carne a todo momento, e varias opções de comida, algumas opções de arroz, saladas, farofas e sucos da Fazenda Bela Vista® a vontade. Na ceia ainda rolou uma sopinha leve. Havia água a vontade também!!

CAMPING
Camping - Desafio das Serra 2017 - Serra da MantiqueiraAs barracas da Nautika® duplas e solos estavam dispostas em grupos de 30 barracas em diferentes pontos do sitio. Pra quem dormiu sozinho, a barraca sobrava espaço, permitindo colocar as mochilas e malas pra dentro e não ficar no sereno da madrugada, mas acredito que para as duplas (mistas e masculinas) a barraca ficou apertada, principalmente se um dos atletas tivesse mais de 1,80 de altura. Por sorte, uma amiga nossa que estava na prova dos 20/20k foi dormir em “outra barraca”, deixando a dela livre pro meu dupla, Thiago, dormir nela. O que será que ela foi fazer hein?!…rs!!!

CAFÉ DA MANHÃ E 2 DIA DE PROVA
Como fui dormir cedo no sábado, por volta das 4:30h já estava acordando, no entanto o café da amanhã estava agendado pra iniciar as 6h, logo insisti um pouco mais no sono. O café da manhã teve início pontual às 6h da manhã, com pães recheados com queijos variados, com presuntos, manteiga, bolos de chocolates, laranja, fuba, frutas como banana, laranja e maçã e pra beber café, leite, sucos e iogurte Fazenda Bela Vista®. Não tinha do que reclamar, tudo embalados ou disposto em porções individuais, muito saboroso e fresco.
Preparativos pro segundo de prova, água na mochila de hidratação, organização dos alimentos, ritual do banheiro, roupas limpas e largada.
Desta vez, a largada era separada. As 8:30h os 45km e às 9h os 20km, logo só correríamos com a galera da categoria, e novamente a largada foi forte, num ritmo puxado. Já no 3 ou 4km a prova já se mostrava definida, os galácticos abrindo e as distâncias entre as equipes e atletas aumentando. Por volta do km 15, forçamos um pouco pra abrir de um solo e da excelente atleta Patricia Aparecida dos Santos que estava correndo conosco desde a largada e tentarmos tirar a diferença pra alguns solos mais a nossa frente.
Coloquei na cabeça que faria uma prova continua, não tão forte, mas sem andar. O Thiago estava melhor, percebi que sobrou um pouco pra ele, mas parceiro como sempre apenas me incentivava.
Senti o peso da prova na descida pra São Francisco Xavier via estradão, foram uns 25 a 30 minutos só descendo. Não conseguir empregar um ritmo bom nessa descida, estava com as pernas fadigadas pra ir mais forte. Resolvi escutar meu corpo e respeitá-lo. Passamos por uma procissão num bairrinhos bem amigável que marcava o início da dura subida por um pasto. Era um single track em zig-zag. Logo no início havia alguns bambus jogados ao lado da trilha e não hesitamos em escolher dois com altura e boa estrutura pra usarmos como “stikes” (bastões trail) para aquele trecho. Santos stikes, ajudaram bastante na subida e os abandonamos ao pé do morro. Acredito que faltava uns 9km pra chegada, e a descida íngreme pós single track foi duro pra mim. O Thiago estava melhor e abriu, mas cheguei a dar passos bem curtos e lentos pra sentir menos os impactos na musculatura das pernas já castigadas. No estradão do plano, voltei a empregar um velocidade mais razoável até a Patricia Aparecida dos Santos e outro solo colar em nós. Foi nesse momento que a real motivação bateu. Mesmo sabendo que ela é uma atleta experiente e forte, coloquei na mente que não deixaria ela me passar! Coloquei um ritmo tão forte pro últimos 4k que o Thiago perguntou; – o que aconteceu?!!! Ele mal estava me acompanhando nós últimos 2km, de tão bem motivado que eu estava…rs!!
Passamos debaixo do pórtico com 4h41min de prova, perdendo nossa 4º lugar na categoria pra dupla WakeUp Running Team que fechou com 9:53min e ficamos com o 5º lugar com 10:18min.
Depois de uns 5 minutos a Patricia Aparecida dos Santos chegou e não pude deixar de abraça-la e agradecer por nos desafiar a forçar nosso ritmo. Uns 15 a 20 minutos depois nosso amigo Rafael Reis muito emocionado com seu desempenho chegou e também agradeceu ela e outro rapaz pela força motivacional dada por eles ao longo da prova. Só no corrida trail e corrida de aventura pra ver essa harmonia entre atletas.

Animou pra essa prova, compartilhe nosso relato e feedback sobre esse fantástico desafio trail com seus amigos…

Confira alguma das fotos do Desafio das Serras 2017 – Serra da Mantiqueira na nossa galeria.

Leandro Fredericci
Teiú Aventura