Dicas

Como usar a Frequencia Cardíaca a seu favor!

Monitor Cardiaco, relogio frequencimentro, frequencimetro, polar, garmin, tomtom, cassio

Frequência Cardiaca (F.C.) a grosso modo é uma referência que mede quantas vezes seu coração está bombeando sangue por minuto para as demais partes do seu corpo.  Elas é uma variável importante pra medir seu esforço durante o treino e até mesmo pra direcionar sua recuperação pós treino.
Um jeito antigo de medir a F.C. era através do pulso no punho ou na latetal do pescoço com os dois dedos (indicador e do meio) e contar quantas vezes sentia a veia saltar por um minuto ou por 10 segundos e multiplicava por 6, mas que só era possível fazê-lo ao final das séries. Hoje em dia há dispositivos (relógios e celulares) que através de uma fita com sensor na qual deve ser vestida na linha do tórax, é possível captar a F.C. em tempo real e constantemente. Assim conseguimos treinar sabendo em qual zona cardíaca estamos estimulando.

Pra saber qual zona de treino se exercitar, primeiramente é necessario descobrir a frequência cardíaca máxima (F.C.Máx). Uma forma fácil, porém não tão assertiva de determinar a F.C.Máx. pode ser feita através conta 220 menos a idade atual (Ex.: 220-31(idade do individuo) = F.C.Max: 189 bpm). Outro forma mais assertiva e particular é através do teste de 30 minutos. Trata-se de um teste de esforço físico na corrida em um circuito/pista predefinida, preferencialmente plana, com monitor cardíaco (relógio que afere a F.C.) onde você aquece como normalmente já faz e logo após inicia a corrida no melhor tempo possível dentro desses 30 minutos. Os primeiros 10 minutos são descartados, e as zonas podem ser calculadas através de calculadoras na internet com esses 20 minutos finais. A forma clinica, que coleta muitos dados pro treinamento é o teste ergoespirometrico, que analisa a entrada e saída dos gases (oxigênio/gás carbônico), F.C., pressão arterial durante esforço, entre outros.

Com essas informações na tela do seu relógio é possível exercitar-se em zonas de treinamento que levaram o desenvolvimento especifico desejado, sem desperdício de tempo e energia, trazendo eficiência ao seu treinamento e consciência sobre seu esforço.
Além disso, saber a intensidade através da F.C. pode lhe ajudar a definir como será sua recuperação muscular e metabólica pós treino. Por exemplo, se o treino for de intensidade alta (zona 5) por muito tempo (dentro do possível) é necessário mais tempo de recuperação comparativamente a um treino de intensidade moderada (zona 3) na qual será necessário menos tempo de recuperação muscular.

Irei escrever sobre cada uma das zonas de treino (1, 2, 3, 4 e 5) em breve detalhando os números, benefícios e efeito no organismo e no treinamento.

Você sabe usar o seu monitor cardíaco?! Utiliza a programação personalizada dele?!  Escreva sobre sua experiência com seu monitor cardíaco e  compartilhe conosco, será ótimo para esclarecimentos e dúvidas.