Você contra todos – Efeito “Dunning-Kruger”

VOCÊ CONTRA TODOS

Você já disse assim: “- Estou sem tempo!”, “- Estou sem recursos no momento”; ou – “Eu gosto de fazer por conta!”, “- Eu sempre fiz assim!”.

Eu não sei qual é sua profissão, logo vou usar o exemplo hipotético de uma conversa entre eu (treinador da Teiú Aventura) e uma possível aluna, uma médica, para ficar claro a ideia aqui. Imagine ela dizendo que deseja treinar para uma prova alvo daqui a 6 meses, e que ela consegue se virar com a programação de treinos e não precisa mais de professor algum para ajudá-la. Isto é, ela irá treinar por conta, como ela sempre fez (ela faz ideia, mas na verdade nunca fez ainda), sem ajuda. Como o livre arbítrio é uma dádiva, só tenho a dizer boa sorte e me colocar à disposição caso necessário.

Em seguida, aproveito a conversa e digo a ela sobre uma pinta que me incomoda e que desejo tirar, mas digo que irei me virar. Irei tirar sozinho, sem ajuda de nenhum médico. Como sempre fiz (nunca fiz na verdade). E ela como uma pessoa que respeita a opinião alheia, me diz: “- Entendo. Boa sorte. Se precisar de ajuda me avise”.

Eu não curto “achismo”, por mais que eu ache algumas coisas, mas ai está a ambiguidade da vida mesmo, mas contra fatos não há argumentos. Você conhece o efeito “Dunning-Kruger”?

É exatamente esse exemplo que te dei acima nessa história. É um excesso de confiança sobre um conhecimento que na verdade só se sabe superficialmente, que acarreta tomadas de decisões erradas e culminam em resultados pifeis.

Em outras palavras, é a médica negligenciando os meus 20 anos como profissional de educação física, pós-graduação, especializações, 12 anos de prática amadora em campo em multi-esporte, e mais, teste de metodologia de treinamento em diversos alunos pautados em diversos suportes científicos de outros colegas da área que se expuseram a ainda mais teste de campo, coleta de dados, analises e resultados. E eu, professor, negligenciando os anos de formação dela como médica, de residência, de atuação em campo nos hospitais, clinicas, consultórios e dedicação integral no assunto.

Repare que o ponto não é o médico ou eu (professor). O ponto é a forma superficial como vemos as determinadas áreas. E isso tende a piorar com tempo e com o excesso de ansiedade implantado na sociedade atual. Eu muitas vezes caio nessa cilada. Ou você nunca comprou algo que você achava que era bom, por que você já tinha visto na internet (na verdade colocaram para você ver neh) e depois se arrependeu e viu que deveria ter escutado um especialista (de verdade) no assunto para não ter que comprar duas vezes o mesmo item, só que agora correto, gastando o dobro do tempo e do dinheiro.

Se você tem um objetivo pessoal ou de prova para mountain bike e corrida de aventura e não quer gastar o dobro do tempo, o dobro do dinheiro, o dobro da sua energia e deseja ter um o profissional com conhecimento acumulado de experiências práticas em campo, além de técnicas e teorias para melhorar todos os dias os métodos de treinamento para resultados nos treinos, então você deve me contratar.

Eu falo (escrevo) demais, mas espero ter sido claro.

É só clicar no link do Clube Teiú que deve estar por aqui.

Abraço,

Leandro Fredericci
Fundador Teiú Aventura Assessoria Esportiva

Acompanhe a Teiú na net:
Instagram: @teiuaventura
e-mail: leandro@teiuaventura.com.br

Ficou com alguma dúvidas? Fale agora por Whatsapp…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *