MTB: 8 Dicas pra você melhorar seu Mountain Bike – Confira

MTB: 8 Dicas pra você melhorar seu mountain bike

De forma geral todo mountain bike pensa que a melhora está no condicionamento e na velocidade, isso é fato, no entanto para o MTB há outros aspectos que contam tanto quanto os anteriores comentados.

E aí blz?!! Leandro, treinador da Teiú Aventura. Então vamos as 8 dicas pra melhorar seu MTB:

1º - Atenção a configuração da sua bike:

Itens básicos como altura do selim, tamanho da mesa, largura do guidão, posição da manetes dos freios e passadores são configurações que irão fazer você ter uma pedalada confortável, contínua e relaxada proporcionando atenção em outras sensações do mountain bike como seu esforço nos pedais (Watts), sua cadência (volta completa do seu pé no pedivela), as trocas das marchas e as nuances do percurso.

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2 - Encontre um parceiro ou grupo certo

O início no MTB geralmente é num pedal descontraído com os amigos, mas você está lendo esse artigo você deseja pedalar melhor e com mais segurança, então achar um parceiro ou grupo que faz você ir pra um próximo nível, é essencial para você evoluir e descobrir novas sensações com seu corpo, mente e bike. Sempre nos treinos presenciais de MTB da Teiú há um divisão entre SPORT, AVANÇA e PRO. Assim cada biker vai no seu nível de capacidade física ou até no humor do dia, mas pode se desafiar num nível acima e se não rolar volta pro grupo de costume.
Ahh, o pedal com os amigos por vez se faz MUITO necessário por diversos fatores, principalmente pra voltar a essência do MTB, lazer e descontração.

3 - Caso ainda não consiga pedalar num determinado trecho do pedal, continue tentando!

Não fique com medo das partes técnicas, subidas, degraus e descida que lhe aflige, mesmo que você tenha que descer da bike, continue indo, isso faz parte do processo de evolução no esporte. E mais, pare, olhe o cenário, avalie os pontos seguros, velocidade, imagine as posições que você deve estar para transpor esse obstáculo. Com mais algumas sessões de treino nesse local, você estará com o “mindset” preparado para os novos desafios em velhos lugares.

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4 - Sinta-se confortável fora do selim

Se você estiver numa descida íngreme seu quadril deve estar trás e fora do selim, se você estiver num “sprint” (tiro) você tambeḿ estará fora da selim, se você transpor um obstáculo certamente seu quadril estará fora do selim. Com tantas situações assim acontecendo no mountain bike a qualquer momento, você deve aprender a encontrar conforto nesse fato de estar fora do selim. O lance é transferir o peso do corpo para os pedais e aliviar a sobrecarga no guidão.

5 - Cadência e eficiência são as chaves para um bom pedal

Quanto mais eficiente for o giro do seu pedal, contínuo, fluido, empregando energia dentro da sua capacidade, melhor será sua técnica e confiança na bike e em você. Treine cadência pedalando com apenas uma perna e verificando qual o ponto que você perde tração, treine variadas cadências, por exemplo a 70 RPM (rotações por minuto), a 80 RPM, a 90 RPM e 100 RPM e analise qual é mais eficiente para você. Eficiente pra você, não seu amigo que gosta mais de marchas pesadas e rotações mais baixa, encontre a sua cadência ideal.

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6 - Ganhe confiança quando a bike estiver o ar

Calma, não estou sugerindo que você treine numa rampa..rsrs! Num pedal ou treino de mountain bike sempre haverá um pequeno degrau a descer ou subir, pedra ou rocha para transpor (mesmo pequena), uma valeta pra passar e nessas situações mesmo que por milésimos de segundos sua bike estará no ar, possivelmente só a roda da frente ou de trás e em seguida um processo de aterrissagem. É nesse ponto que você tem que ganhar confiança, pois dependendo da velocidade, a bike pode sair um pouco mais do chão. Caso você já conheça essa sensação e saiba lidar com ela, sua confiança ajudará a transpor essas situações com facilidade. Então treine em lugares e obstáculos simples, fáceis e seguros, pois só assim você terá segurança quando um obstáculo surgir na sua frente.

7 - Escolha o caminho mais fácil e rápido, não o mais difícil.

Foque em escolher o trecho mais seco, batido, livre de obstáculos possíveis durante o pedal. Muitas vezes as melhores “linhas” não são as mais desafiadores e difíceis. Manter a fluidez no pedal é mais importante do que tentar manobras mais desafiadoras e agressivas se o seu objetivo for ser mais rápido e constante no seu pedal ou treino.

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8 - Não esqueça os treinos de fortalecimento

O Mountain bike requer condicionamento cardíaco, mas também muito do esforço físico. E não é só das pernas, procure desenvolver os músculos da parte de cima do corpo, os braços, ombros, e o famoso “CORE” (músculos do abdominal, oblíquos, transverso, lombar). É possível fazer treinamento de força específicos com pesadas, equilíbrio com sobrepeso e transposições de cenários do pedal na academia.
Fique ligado, irei fazer uma série sobre os treinos de força para o mountain bike em diferentes metodologias como o CrossFit com professor Beto Torlai, IHP com o professor Carlos Carmo da Training Gym Competition, VIS-ADF (Kettlebell) com Luciano Kersting e o Treinamento Integrado Mormaii com a Alessandra Gailey. Sairá no canal do Youtube da Teiú Aventura.

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