Férias, Treino e Descanso | Quão triste você ficaria ao perder 5 meses de treinamento duro?

Férias, Treino e Descanso | Como fazer?!

Quão triste você ficaria ao perder 5 meses de treinamento duro?

É tempo de arrumar a mala, pegar a estrada e curtir as férias. Descansar! E os treinos, também tiram férias?!

Pra você entender com seus próprios olhos, eu organizei esse gráfico de aluna da assessoria para te apresentar o que desejo que você entenda. A princípio pode parecer muitas informações, mas deixa eu explicar para ficar compreensível:

férias, treino e descanso

O início do treinamento dela começou em julho (01/07/2019). Nesse quadrado, 1º fase, o condicionamento físico teve crescimento continuo e progressivo por um mês, representado pela linha com seta azul e seguimos com duas semanas de recuperação da fadiga para evitar lesões estruturais e crônicas (linha/seta verde), saímos do condicionamento “Zero” e chegando até o “33” (unidade de medida da plataforma usada pela Teiú Aventura Assessoria Esportiva).
Após a fase de recuperação, veio a 2º Fase, com cerca de 1 mês assim como na fase anterior, porém saindo do “30” e indo para o “38” no nível de condicionamento físico. Aqui há algo interessante. Ela teve o mesmo nível de estresse de treino (representado pela linha/seta rosa), com o mesmo tempo da fase anterior, porém com um crescimento menor. Isso ocorre porque o corpo dela já estava mais adaptado aos estímulos, aos treinos, e novas adaptações são necessárias para o crescimento continuar. Além disso, há um conflito aqui. Normalmente o aluno percebe a demora ou redução no desenvolvimento do condicionamento e tende a querer forçar mais nos treinos. É onde abre as possibilidades de lesões pela pressa em resultados, principalmente ao comparar com a “fantástica” vida do coleguinhas do Instagram. Nosso campeão brasileiro Henrique Avancini, em uma recente entrevista com o Christian do Segredos do MTB, meu parceiro Team Oakley do Brasil Ride 2019, disse: “- Você precisa aprender a entender quando é dor que te desenvolve e dor que te machuca”.

CONFIRA COMO FOI O TEIÚ RACE DAY

Enfim, paciência, o tempo é necessário! E junto com ele, a maturidade para compreender essas nuâncias.

Vamos lá. Após 2º fase, novamente fase de recuperação, em seguida vem o início da 3º fase, onde o crescimento com novos estímulos e adaptações elevaram o condicionamento físico dela de “35” a “48”, alcançando seu auge histórico de condicionamento físico em 29/11/2019.

Agora que vem elas!!!! Férias, descanso e treino?! Pois é, como é possível ver no gráfico, após essa marca de “48” no condicionamento, houve apenas mais dois treinos e não tem mais nada registrado ou programado devido as férias.

Se ela não fizer nenhuma atividade física nessas férias, o condicionamento físico dela cairá para estimados “20” em 02/01/2020. Em termo práticos, seria volta 5 meses no tempo. Uma perda de 5 meses de treinamento duro.

Portanto, NÃO fique SEM atividade física nessas férias. Nesse vídeo abaixo as SUGESTÕES pra você se manter condicionado nas férias.

 

Compartilhe com seus amigos, nas redes sociais, nos grupos de whatsapp! Vamos alertar nossos amigos de treino.

Bons treinos. E férias!

Apoio:

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *