Treino Especiais

Travessia Serra do Lopo – Extrema/MG

Travessia Serra do Lopo – Extrema/MG

travessia serra do lopoEsse lugar é lindo demais! Pra quem está começando nos trekkings e travessias, a Serra do Lopo é ao meu ver um excelente lugar iniciar, pois dispoẽm de estrutura turismo organizada (Rota dos Ventos, Rotas da Águas, Rota das Pedras e Rota do Sol) referindo-se aos atrativos ecoturisticos de norte, leste, oeste e sul da cidade. Além disso é um travessia considerada curta para os padrões de travessias, dispondo de 18km totais de uma extremidade a outra. Há algumas opções de configuração da travessia, podendo ser atravessando, curtando ao meio, partido a cidade, saindo da pousada mencionada indo e voltando como realizamos.

Iniciamos pelo Parque Ecológico do Pico dos Cabritos, que fica na base da serra no portão da pousada na qual nos hospedamos, Pousada Saúde Melhor, que tem um projeto de AutoCura, através da nossa alimentação. Hospedagem justa e recomendada para a travessia.

PARQUE ECOLÓGICO DO PICO DOS CABRITOS

Lá dispoẽm de algumas trilhas (Gavião, Macacos, da Onça) com sinalização, circulares e bem pisada facilitando a navegação pra quem nunca teve acesso. Basta um pouco de orientação. Essas trilhas cuminam no primeiro platô da serra pelo lado norte com 1470 metros da altura, o Picdo dos Cabritos.
Segue o link do percurso desse pico e trilhas para você não se perder:

TRAVESSIA

travessia serra do lopoNo segundo dia na cidade subimos de carro até o pico dos Cabritos (acessível de 4 x 2) e fomos pro Cume do Sapo de onde é possível ver a Serra dos Forjos (atrás) e toda a cidade de Extrema pela primeira vez na serra. A travessia segue para as Torres da Embratel pela trilha do Pinheirinho e após caminho batido chegamos nas rampas de voô livre, vista pra Extrema, Bragança Paulista e Camamducaia na rampa norte e Joanopolis, Represa do Rio de Jaguari e até Monte Verde (com muita vontade) na rampa sul . Continuando, batemos na portaria da Cumê da Pedra das Flores (Pico mais alto da montanha 1760m) com acesso pago de R$ 20,00 por pessoa.

Esse caminho volta a ser em trilhas bem batida e com indicações, porém para ter acesso aos cumes é necessário uma noção de orientação em trilhas (como na cume dos 5 dedos e o real Cume da Serra do Lopo –  1760m). No acesso ao cumê há um curto trecho de subida escalando que requer muita atenção (há uma corda no local que todos utilizam), pois numa queda além do risco de ir abaixo na serra, é possível travar o pé e torcer caso não haja atenção.

A Serra dispoẽm de alguns locais para repor água (recomendo levar purificador de água) e também em uma pousada do Pico da Serra do Lopo quase ao final da travessia.

Curtar um pouquinho da fotos, paisagem e se animou vem com a gente pra travessia do Saco do Mamanguá – Paraty-Mirim, em outubro.

[foogallery id=”1201″]

Vou deixar abaixo os links dos percursos tanto ida, quando da volta, pois depende de qual pontos você deseja passar.

Travessia Serra do Lopo Trilha (ida)

Travessia Serra do Lopo Trilha (volta)