Exercicios de aquecimento! Precisa mesmo fazer?

Exercicios de Aquecimento. Precisa mesmo fazer?

Tenho duas situações que me despertaram para escrever sobre os exercicios de aquecimento. A primeira foi quando estava no semáforo da Pamplona com a Nove de Julho, em São Paulo, e me deparei com rapaz fazendo malabarismo com três bastões de madeira de mais ou menos 30 centímetros. Eu o vi chegando, deixando a mochila de canto, ajustando as roupas e iniciando sua primeira apresentação. Pois é, o farol demora mesmo.
Ele deixou os bastões cair umas 3 vezes, e sua linguagem corporal demonstrava que não havia gostado disso, e pouco antes do semáforo abrir ele não foi até o corredor dos carros pra pedir um auxílio, ele foi retornando vagarosamente até a mochila na calçada e ao passar por mim disse: – É a primeira, ainda estou aquecendo.

Treino MTB Teiú Serra do Japi, SP

A segunda situação fez todos darem muitas risadas. Foi a cerca de um mês atrás num dos treinos presenciais MTB da Teiú Aventura. Atrasamos a saída uns 5 a 10 minutos pra aguardar um aluno (tomará que ele leia para não atrasar mais) então logo saímos apressados pedalando já num ritmo um pouco mais forte do que o habitual e uma aluna disse: – Vai ser assim mesmo, treino tipo prostituta?!
Ficamos uma olhando pra cara do outro, até alguém perguntar: – Como assim?!
– Já sai assim, sem um jantar, sem preliminar alguma, nem um beijinho?!
PS: Dou um manguito da Teiú pro primeiro a acertar quem soltou a pérola!!

Bom, ficou claro que tanto para uma apresentação de malabares, quanto pra uma noite de namoro, há a importância de exercicios de aquecimento.

Aquecer nos treinos de força, corrida, mountain bike faz com que as articulações estimuladas aumentem a temperatura articular, as tornando mais maleáveis, aumenta a vascularização sanguínea que ativa musculatura para uma atividade mais intensa e principalmente prepara a cabeça pra intensidades mais altas com uma percepção melhor de esforço. Quem é aluno da Teiú Aventura, já deve estar acostumado com o aquecimento por percepção de esforço, por pace* ou até frequência cardíaca quando recebe os treinos na agenda pessoal ou via aplicativo no celular.

Ahh, antes que me esqueça deixa eu fazer o convite para o Teiú Race Day no dia 7 de dezembro, uma confraternização de aventura em formato de festival da família e dos amigos. Conheça mais aqui.

Voltando, outro ponto crucial está na questão da prevenção. Com a musculatura e articulações devidamente aquecidas, afasta-se substancialmente qualquer tipo de lesão, estiramento ou até contratura.

Além disso, se você quiser performar numa prova, mesmo que seja pra recorde pessoal, e não contra tudo e contra todos, você deve aquecer de forma aplicada (conforme a modalidade que irá competir) para ter uma excelente largada. Se você prestar atenção em provas com atletas-profissionais (atletas mesmo, onde o trabalho é treinar), e não profissionais-atletas como você e eu, vai ficar de cara com a intensidade da largada. No Brasil Ride 2019, prova em estágio de Mountain Bike era possível ver os principais atletas fazendo exercicios de aquecimento no rolo de estabilidade por cerca de 20 minutos ou mais e numa intensidade progressiva e alta rotação. Permitindo vasta vascularização geral e preparando a cabeça para entrar mentalmente na prova e evitar as sensibilidade nas pernas logo de inicio na prova.

Portanto, inclua uns bons exercicios de aquecimento nos seus treinos, evite lesões e renda mais. Vou deixar uma sequência de aquecimento geral pra você incluir na sua rotina de treinos. Recomendo que faça antes do aquecimento específico (correr, pedalar, fortalecimento, etc). Respeite seus limites articulares, não exceda na amplitude e faça de forma progressiva.

Me dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos…

E já reserve dia 07/12 para o Teiú Race Day, uma confraternização em formato de festival de corrida de aventura para amigos e família.

Abraço,

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